Confira as novidades de Outono/Inverno 2024

Trending Now

As tendências de tecnologia diretamente do SXSW

Sara Lanzini

O SXSW (South by SouthWest) é um dos principais eventos de inovação do mundo e acontece uma vez ao ano em Austin, no Texas (EUA), cidade que hoje eu chamo de casa. 

Sobre o evento

O evento atrai pessoas de todos os lugares em busca de inovação, tecnologia, música e cinema. E não posso deixar de comentar a enorme quantidade de brasileiros - durante os últimos dias ouvi praticamente mais portugês do que inglês.
 
O SXSW oferece muitas palestras ao mesmo tempo em diferentes hotéis da região central da cidade, então a organização do dia é muito importante. Mas, mesmo assim, é bom estar preparado para o famoso FOMO (fear of missing out), pois é I-M-P-O-S-S-Í-V-E-L ver tudo.
Foto: divulgação SXSW
Por isso, me foquei em ver as novidades no mundo dos negócios, varejo e materiais, mas também aproveitei a oportunidade para participar de talks inusitados (como o com agentes da CIA, astrofísicas da NASA e futuristas).
 
 

O assunto do momento

O tema de 2023 com certeza foi a inteligência artificial e o chat GPT. Muito se falou sobre o fim da internet como nós conhecemos e de que forma isso já está mudando a maneira como vemos e agimos em diferentes âmbitos. 
 
O que fica de maior aprendizado pra mim é que a AI já faz parte do mundo atual e não tem volta, mas o importante daqui para frente vai ser educar as pessoas a como usá-la e tornar essa tecnologia acessível, para que não tenhamos uma ruptura social.
 
Precisamos também nos preocupar em como a tecnologia vai ser inclusiva e não cometer o mesmo erro que cometemos no passado: afinal de contas, quem alimenta o chat GPT, por exemplo, são os próprios humanos. 

Amy Web usou o exemplo de uma busca que fez no Chat GPT com a palavra  "CEO" e o resultado foi um tanto inusitado: a rsposta obtida foram imagens de executivos apenas do sexo masculino.   
 
Saber fazer as perguntar certas é o grande valor do ser humano. 
 
O perigo não é a tecnologia, como vemos nos filmes de ficção científica, mas sim o que o ser humano pode fazer com ela.
 

Moda

É claro que eu aproveitei pra ficar de olho também nas tendências reveladas pelo street style do maior festival de tecnologia e inovação do mundo. O resultado está aqui, no vídeo que gravamos para o nosso Instagram.

Não poderia ser diferente: uma semana de evento e mais de dez horas seguidas de palestras exigem conforto no pés. Por isso, botas e sneakers predominaram por lá. Aproveite e veja a seleção, incluindo modelos que acabamos de lançar, e escolha a sua preferida!

 

 

Vinci Shoes usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.